Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ondas Espetaculares

cabelo_ondulado           Com cuidados simples, os fios ondulados deixam de causar preocupações e compõem um estilo de arrasar.


            Cabelos ondulados são cobiçadíssimos. A marca registrada é serem moldáveis tanto para os lisos quanto para os cacheados, e ao natural garantirem um estilo propositadamente despenteado ‒ e lindo! Mas, com tantas possibilidades, eles geram dúvidas com relação aos cuidados básicos. Quando suas necessidades não são bem compreendidas, ganham volume. Por não saberem como mantê-los bonitos com praticidade, muitas mulheres acabam alisando-os.
Para fazer as pazes com as madeixas onduladas, primeiramente deve-se entender sua estrutura. Os fios são irregulares e finos, por isso ondulam com facilidade. “Esse perfil também os torna mais secos, pois a oleosidade natural não consegue chegar até as pontas”, afirma Soraia Ferretti, proprietária do Salão Lunablu, especialista em cuidar de madeixas cacheadas e onduladas.
Por essa característica, os cosméticos usados devem apresentar uma alta concentração de emolientes e hidratantes. Alinne Saraiva, coordenadora técnica do Lunablu, lembra que os cremes para pentear são obrigatórios, já que facilitam o desembarace, evitam a quebra e reforçam a hidratação.
Para valorizar as ondas, vale investir no corte a seco, que facilita a visualização do resultado final de caimento. Outra sugestão é investir nos cortes em camadas, que dão leveza e movimento.
Normalmente, o maior medo das clientes com esse tipo de cabelo é fazerem um corte que o deixe armado. Por isso, nos casos de mudanças radicais, é importante saber como é o dia a dia dela, se terá tempo para mais cuidados ou maior investimento em finalizadores em casos de madeixas bem curtas, por exemplo. Isso porque a grande arma contra o volume excessivo é a hidratação, tanto no dia a dia como no salão de beleza pelo menos a cada 15 dias.
Muitos profissionais defendem a moda dos fios ao natural, visto que os cabelos alisados estão mais propensos à quebra, tanto pela agressão química, como pelo uso constante do secador e da chapinha. “Ao contrário do que se pensa, madeixas quimicamente alteradas dão mais trabalho do que as naturais. Além disso, os ondulados, tão explorados pela indústria da moda, são vistos como modernos e versáteis”, defende Alinne.

Segredos de finalização
Daniel Fernando, hairstylist da empresa Tiferet Hair, de atendimento em domicílio, ensina os passos para manter os fios ondulados belíssimos:

• Como lavá-los?
Como fios ondulados geralmente não retêm muita água e tendem a ficar armados e frisados, é ideal lavá-los duas vezes por semana. Mas a frequência depende da oleosidade no couro cabeludo, que varia de pessoa para pessoa. O importante é não friccionar os fios durante a lavagem e remover o excesso de água antes de aplicar o condicionador; caso contrário, a água dilui os ativos hidratantes do produto e seu efeito é diminuído.

• Como escolher os finalizadores?
Para dar uma leve fixação, vale usar um pouco de musse. Ativadores de cachos conferem definição e algumas opções vêm com proteção solar, que também é importante. Outra escolha interessante é o reparador de pontas, que sela as pontas duplas até a próxima lavagem, dá brilho e combate o frizz.

• Qual é a forma certa de secar?
O mais indicado é deixar os fios secarem naturalmente, após passar neles o creme para pentear e desembaraçá-los com os dedos ou com um pente de dentes largos. Outra forma é aplicar uma boa quantidade de leave-in com algumas gotas de fluido reparador e modelar com papel-tolha em vez da toalha convencional. Se não for possível, pode-se usar o secador com difusor.


Fonte: Revista Cabeleleiros.com
texto: Renata Vieira | fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...