Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cuidados especiais com unhas e esmaltes!

Olá pessoal, estava fazendo uma pesquisa na internet e achei essa reportagem muito interessante. Nela, a dermatologista Juliana Garavello, membro da Sociedade brasileira de Dermatologia, fala sobre as principais dúvidas que podemos ter em relação aos cuidados com as unhas, especialmente em relação aos esmaltes e outras técnicas usadas para deixá-las mais belas. Confira!!


Quais são os componentes presentes nos esmaltes que podem prejudicar a saúde das unhas?
Os componentes dos esmaltes pouco prejudicam as unhas. Os problemas que eles podem causar são as alergias (dermatites de contato) cujos locais mais comuns são pálpebras, terço inferior da face, lateral do pescoço. Os esmaltes fortalecedores, à base de formaldeido  podem levar, além da alergia ao descolamento da unha. Outros componentes que pode causar alergia é o tolueno. 


Quais são os sintomas de que a saúde das unhas não está boa?
Em geral, a dor, mas sintomas não são frequentes. Os sinais mais comuns são engrossamento da lâmia, descolamento, descolorações, estrias e fragilidade.


O que fazer para cuidar desses problemas?
Procure um dermatologista. Ele vai fazer um diagnóstico correto e a prescrição do melhor tratamento.


Usar esmaltes por períodos muito longos prejudica as unhas?
O uso de esmalte por tempo prolongado, sem trocar, pode levar a uma fragilidade superficial das unhas. Outras técnicas, como unhas de acrílico, podem levar a alergias após um período de 2 a 4 meses, inflamação nas cutículas, alteração de sensibilidade, descolamento e engrossamento.


Unhas postiças prejudicam a saúde? Por quê? 
As unhas postiças, se duram mais do que 3 ou 4 dias, podem levar ao descolamento ou dano na superfície da lâmina. Podem causar distrofias e alteração na coloração das unhas. A "cola"  pode causar alergias.


Quais são os cuidados periódicos que devemos ter com as unhas?
Evitar todos os fatores que pioram / alteram a estrutura da unha, hidratação quando está sem esmalte. Lixar apenas nas pontas e não por cima, para não afinar e deixar a unha mais frágil.


Problemas causados por química na unha podem se tornar mais graves? O que podem vir a causar?
Podem alterar a matriz, que é a parte que forma a unha. Em casos extremos essa alteração podem  levar a defeitos permanentes ou mesmo a perda permanente das unhas.


Fonte: Revista Cabelereiro.com

Espero que tenham gostado, até a próxima!!!

Um comentário:

  1. Eu vi o comentário que você deixou no meu blog e vim aqui visitar o seu blog . Gostei dessa entrevista,pois aprendi um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter com as unhas.
    http://amigasemgrupo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...